quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Olimpíadas - Um ritual de passagem????

Trazermos as Olimpíadas para o Rio De Janeiro, envolve todo um simbolismo, um ritual de passagem que trará benefícios ao Rio e ao Brasil.
Sem falar na obviedade dos investimentos que virão, as olimpíadas ajudarão, entre outras coisas, a diminuir as distancias, cultural, social e econômica, observadas com especial relevância, na cidade do Rio de Janeiro, onde, tristemente, por trás do jeito espontâneo do Carioca, uma profunda e litigiosa separação de suas regiões e lugares mais pobres se faz sentir de maneira indisfarçável.

As Olimpíadas e tudo o que a envolve, tanto de preparação aos moldes de competições internacionais, quanto do convívio em si, com pessoas, idéias e mentalidades alem mar, alem fronteiras, nos colocarão frente a frente, com o que de verdade, de real é aquilo que chamamos de primeiro mundo.


E primeiro mundo, não são sistemas de transportes bons, saúde, segurança e qualidade de vida acima da nossa, mas é antes de tudo, pontualidade nos compromissos, fidelidade com contratos, com a qualidade daquilo que se vende, com a honestidade dos produtos e serviços que oferecemos. Pertencer ao primeiro mundo é sinônimo de ser responsável, dedicado, pontual, trabalhador e acima de tudo,l honesto com o privado e principalmente com o publico.

Jamais chegaremos a ser considerados primeiro mundo, sem antes adotarmos estas praticas tão comuns em paises, onde elas já estão enraizadas.

Foram estas praticas que tornaram o velho mundo e alguns países do novo mundo, o primeiro dos mundos e não o contrario.


Mazelas existem no primeiro mundo? Existem, claro que existem. Mas a grande diferença, é que nele, é feio, é vergonhoso, é anti social.


Para nossa desgraça, tivemos um partido que por quase 3 décadas se dizia contra tudo o que estava ai., Quando entrou no poder, no entanto, não só aderiu, como hoje, dissemina a nova "teologia da corrupção". Pensar como primeiro mundo, é antes de tudo, virar esta pagina obscura da historia de nosso país.

Façamos então, de nossa primeira Olimpíada, um marco, para um novo recomeço calcado no que de melhor pode haver na comunidade internacional, que são os Jogos Olímpicos e toda a simbologia de luta, de dedicação, vitórias e conquistas que ela representa.

Façamos do Ideal Olímpico, o Ideal de um novo Brasil.

3 comentários:

  1. Voce tem razao Deleterio! Como gostaria que tudo acontecesse assim. No ano que vem nos ja saberemos se isso e um sonho possivel e se podemos partir para um recomeco do zero, em se tratando de Democracia. Seria muito bom se nessa data pudessemos ter alguem serio na presidencia da Republica! Infelizmente as perspectivas nao sao alvissareiras e nos temos que continuar lutando pelo menos ate 2010 para tentar reverter essa onda de vermelhismo que assola nosso fantastico pais.

    ResponderExcluir
  2. Politica sem medo.
    Tudo vai acontecer assim.
    Vai acontecer assim tambem.
    Mas tudo é muito mais.
    O aproveitamento das coisas boas que virão, dependerá somente de nós.
    Vamos portanto, ficar atentos.
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Offtopic:
    SOS FICHA LIMPA
    Amigo, meu blog (caranovanocongresso.blogspot.com) desde sua concepção se dedica a fazer clipping que denuncie políticos corruptos e os corruptores, e a manter viva na memória de todos o cinismo corporativista dos congressistas, que perpetua corruptos denunciados naquelas casas e também as renúncias de parlamentares que assim fogem da impunidade pra permanecer elegíveis.
    Nossas leis falham, por não impedir a candidatura dessa gente.
    Resta o horror de ver isto continuar acontecendo? Resta a indignação de ver que não existe limite para estes bandidos?
    NÃO! Podemos mudar a lei, podermos limpar a política e pra isso temos um projeto popular, respaldado por mais de 1,3 milhões de assinaturas, com o objetivo de barrar a entrada na política, ou impedir a reeleição, dos chamados “Fichas Suja”.
    O Projeto de Lei (PL) 518/09 (Ficha Limpa) entregue ao Presidente da Câmara, Sr. Michel Temer, na porta da Câmara dos Deputados no dia 30/09/2009.
    Que foi engavetado e lá vai permanecer se não houver participação popular, temos que lutar pra que os excelências o tirem da gaveta e o aprovem.
    Temos que mostrar aos deputados o que queremos através de recados (emails) aos parlamentares.
    Na “Rede Bravas Gentes Brasileiras” somos (hoje) 146 membros, e temos uma capacidade ainda não testada, de multiplicar nossa ação. Aqueles que ainda não se filiaram estão convidados a se juntar à nossa rede: http://bravagentebrasileira.ning.com). Esta rede foi criada pela nossa colega e amiga Thaís Gomes. A Thais criou também um Twitter >>>> http://twitter.com/bravagenteb pra que possamos nos comunicar com mais velocidade e a qualquer tempo. Através da rede poderemos sincronizar nossos blogs para divulgar e massificar a campanha.
    Estudamos e concluímos que seria interessante se pudéssemos sincronizar uma onda de emails e “literalmente entupir a caixa de email dos excelências”. Vamos mostrar que somos capazes de mobilizar um grande número de brasileiros. Vamos provocar um TSUNAMI de emails, porque o PL 518/09 precisa ser aprovado até junho de 2010.
    Escolhemos o 1/2/2010, primeiro dia útil de trabalho(?) dos excelências, para o envio da primeira onda. Sem dúvida precisaremos marcar outras datas/ondas, porque contamos com a resistência dos deputados. Com a repercusão conseguiremos mais adesões para as ondas seguintes.
    Pra que a gente consiga esta sincronia e adesão vamos precisar da colaboração de todos.
    Conto com a confiança e o entusiasmo de todos, acredito que você será um daqueles pilares em quem poderemos nos apoiar pra que a idéia da aprovação do PL 518/09 seja bem sucedida.
    Obs.: Em meu blog tenho dicas de como enviar emails aos deputados, inclui tbm um modelo de email pra ser enviado.

    ResponderExcluir