quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O momento é grave mas.....de esperança.


Nossa sociedade civil começa a se movimentar para tentar por um ponto final, nisto que ha muito, já passou do insano, do surreal. O PT, esta se desfragmentando e lulla, mesmo com todas as bocadas que tem a oferecer, sabe que não poderá manter coeso e sob jugo, seu partido, por muito mais tempo. Mesmo para o PSDB, não será fácil governar doravante, posto que, neste sentido, e somente neste sentido, o partido dos trabalhadores fez um bom trabalho, em mostrar que o principal partido das oposições, se é que podemos chamar Tucanos de oposição, tambem tem uma ficha que "não faz feio" ante aos colegas petistas. Politicos, tal e qual vampiros, precisam se alimentar com uma regularidade toda propria, de tempos em tempos. Vampiros de sangue, politicos de votos . Eles, os politicos, sabem que, mais do que nunca, estão na berlinda, e que, dependendo dos sinais que derem a esta sociedade, terão seus dias contados, em virtude de sua nescessidade de votos e de que os que receberam(votos), estão com o prazo de validade quase vencido. Todo este estado de coisas, não se sustenta por muito mais tempo. Dai nossa tremenda nescessidade de organização e ação no sentido de lutarmos por um país melhor e menos insano. Poucas vezes, a historia nos deu uma oportunidade tão propicia as mudanças mas elas não vão acontecer ao sabor das horas, mas em função de nossas ações.
Despertemos agora e reinventemos um novo Brasil.
Continuemos na inercia e o inferno se tornara um lugar aprazível, perto daquilo que poderemos nos tornar em futuro proximo.
E que Deus tenha piedade de nos.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009


ERREI
Durante muito tempo, acreditei que o caminho político/partidário seria a única saída para um Brasil. melhor.Achei que bastaria eleger a pessoa certa e pronto, tudo se resolveria.Infelizmente, nos últimos anos, muitas de minhas crenças desmoronaram.Acreditei entre outras coisas que, quando os indicadores econômicos/sociais melhorassem, automaticamente os níveis de criminalidade e violência diminuiriam.Só fazem aumentar.Achava que com o tempo e o convívio com as praticas democráticas chegaríamos ao surgimento de partidos puros., Digo, direita, esquerda, centro e etc.. Já até havia um que pregava a ética e durante muito tempo parecia mesmo ser o ultimo bastião deste inestimável bem de uma cultura.Atualmente advogam velada e cinicamente o “direito” a reciprocidade no que se refere a corrupção.De lá para cá, as esquerdas entraram em concordata na queda do muro, abriram falência com o fim da União Soviética e teve seu passivo e ativo liquidados com a entrada da China na economia de mercado.Ao centro mas ainda a esquerda (pelo menos no cartão de apresentação) tivemos um partido que, quando estava no governo se comportou e se comporta (dependendo do caso) como liberal. Na oposição, como membros da casa dos Lords.À direita não sobrou nada. Não há hoje no Brasil, nenhuma organização político/partidária com ganas ao liberalismo puro. Quando ainda existia direita e em estando no poder, Estatizaram, fecharam o comércio exterior por 30 anos e de quebra o congresso também., Dá pra imaginar algo mais a esquerda?

Partidos políticos são o resultado da aglutinação das forças e dos interesses pragmáticos de um povo. Talvez por isso, as insurgências, ditas civis foram tão sangrentas. Exe: Canudos, revolta da vacina e etc.Aprendi com os anos que:É bom e justo que existam partidos políticos mas tal e qual as leis de mercado, partidos políticos sozinhos não são suficientes para dar as respostas as quais tanto ansiamos de um país econômica e socialmente mais justo.Durante 30 anos acreditei no poder única e exclusivamente do voto como fator decisivo de transformação da sociedade em que vivo.Errrei, hoje, cansado de tudo isto, acredito ainda no voto mas acredito também que muito mais que o voto, será nossa participação em movimentos político/sociais (apartidarios) que cobrem de maneira incisiva e lembreM aos senhores mandatários e legisladores, quem somos, o que queremos e esperamos deles que vai nos levar a um Brasil que queremos.Se não for aqui no CANSEI será em outro lugar mas será.E que Deus tenha piedade de nós.